Consenso de Acção

Nos dias 17 a 21 de Julho de 2019, estaremos na Bajouca, Leiria, para uma acção massiva no terreno do planeado furo de gás fóssil da empresa Australis Oil & Gas. Com esta acção, vamos dizer não à prospecção e exploração de gás e vamos gritar a uma só voz por um planeta livre de exploração de combustíveis fósseis. A crise climática exige que façamos tudo o que está ao nosso alcance para chamar a atenção para este problema e travar qualquer projecto que insista na exploração de combustíveis fósseis.

A nossa acção é divulgada publicamente e todas as pessoas, com ou sem experiência, são bem-vindas para participar. Vamos ocupar de uma forma pacífica e festiva o terreno onde a Australis Oil & Gas pretende explorar gás, para mostrarmos um caminho alternativo para um mundo sustentável.

O curso da acção será decidido em conjunto, pelo plenário dos delegados e pela coordenação do acampamento.

Vamos agir de uma forma calma e educada. Não vamos colocar nenhuma pessoa em perigo. Vamos usar os nossos corpos para ocupação do terreno. O nosso objectivo não é destruir ou causar danos em pessoas ou objectos. Atravessaremos ou contornaremos pacificamente quaisquer bloqueios de forças policiais ou de segurança. A nossa acção transmitirá uma imagem de diversidade, criatividade e abertura.

A nossa acção não é dirigida a trabalhadoras ou à polícia. A segurança das activistas, trabalhadoras e todas as pessoas envolvidas é a nossa prioridade principal.

Somos pessoas de diversas origens sociais e políticas. Assumimos a responsabilidade colectiva pelo sucesso da acção. Vamos assegurar um processo transparente, com respeito e apoio integral a todas as envolvidas. Para assegurar isto vamos preparar-nos bem com as formações para a acção.

Estamos solidárias e solidários com as populações que lutaram e lutam contra os combustíveis fósseis e com todas e todos que enfrentam os graves impactos da crise climática. A nossa luta é planetária.