Onde?
Os nossos alvos serão as infraestruturas de gás. Com o furo de prospeção de gás marcado para 2019 pela empresa Australis, estarmos em Bajouca na ABAD (Associação Bajouquense para o Desenvolvimento) em Pisão.
Para saber mais sobre os detalhes práticas, inscreve-te a newsletter e vamos manter-te atualizad@.
Quando?
O acampamento irá ocorrer nos dias 17 a 21 de julho de 2019. Estamos a pensar sobre um acampamento que junte todos aqueles que sentem a incrível urgência climática, numa ação de desobediência civil em massa!
Para saber mais sobre o programa, inscreve-te a newsletter e iremos manter-te atualizad@.
OK, eu quero ir…mas o que vou fazer lá?
Fica tranquilo! Haverá tempo para relaxar, aprender, partilhar experiências, e claro também para participar e desobedecer! Neste evento, haverá oficinas, palestras em que haverá partilha de experiências, formações, tudo isto, enquanto bloqueamos uma infraestrutura de gás! Tendo em mente, que a ideia é organizarmos coletivamente um acampamento de ação contra gás fóssil e pela justiça climática, as oficinas e palestras serão sobre vários temas ligadas à justiça climática. Vamos também ter formações de ação não-violenta.
No fim do acampamento vamos pacificamente bloquear uma infraestrutura de gás com os nossos corpos. Sentes um bichinho a crescer dentro de ti? O processo de preparação será aberto a quem quiser juntar-se a esta luta!
By 2020 We Rise Up
Vários coletivos europeus juntaram-se a By 2020 We Rise Up, para construir uma estratégia de escalamento de acordo com a urgência climática e a mobilização social que isto implica.
Vamos de certeza parar os furos e o gasoduto, mas estamos conscientes de que é preciso muito mais. Por isso, as nossas reivindicações são:
- Empoderarmos como sociedade civil para tomar ação coletivo de níveis sem precedentes, para responder ao desafio da linha vermelha do limitar o aquecimento global por 1.5ºC.
- Tomar medidas imediatas e decisivas para parar a era dos combustíveis fósseis agora.
- Uma transição emancipatória ultrapassando as injustiças sistémicas, em direção das sociedades baseadas em solidariedade.
- Sociedades que respeitam os limites planetários, que se reconhecem como parte de natureza.